Descubra quais são os benefícios da estimulação cognitiva com a EstimulAção Neuroeducação
De um tempo para cá, a neuroeducação tem ganhado força entre professores e pedagogos de todo o Brasil, porque ela vem do estudo da neurociência relacionada ao ensino e ao aprendizado. Disso surgiu a preocupação de planejar e aplicar atividades e exercícios para o cérebro, a fim de entender como se dá o desenvolvimento de habilidades cognitivas e como isso afeta a capacidade de aprendizagem e o dia a dia de uma pessoa.
A EstimulAção se dedica a avaliar e auxiliar crianças, jovens, adultos e idosos a desenvolver suas habilidades cognitivas com exercícios para o cérebro, de forma a melhorar a memória, o foco, a concentração, o autocontrole e o raciocínio lógico. O nome dessa atividade é estimulação cognitiva e aqui vamos explicar qual é a sua importância para a qualidade de vida das pessoas.
Estimulação cognitiva para quê?
A estimulação cognitiva é uma forma de treinamento físico, só que do cérebro. Explicamos isso melhor: imagine uma partida de futebol. Para um atleta conseguir dar o seu melhor durante o jogo, ele precisa ter todo um preparo físico. Musculação, técnica e muitas outras habilidades são necessárias para aprimorar o jogador.
Como o corpo, nosso cérebro precisa ser exercitado para que haja o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas como foco, concentração, raciocínio lógico, etc. Essas são habilidades essenciais para realizar muitas outras atividades. A EstimulAção reconhece a importância da neuroeducação no desenvolvimento dessas habilidades, por isso, oferecemos diversas oficinas e exercícios para o cérebro a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos.
Seu filho com o desempenho acadêmico nas alturas
O baixo desempenho acadêmico de crianças e jovens está entre uma das maiores preocupações de todos os pais. Às vezes, esse rendimento insatisfatório está ligado a transtornos psicológicos como a dislexia, o autismo ou o TDAH e precisam de uma avaliação neuropsicopedagógica prévia para o seu diagnóstico. No entanto, muitas vezes o baixo desempenho acadêmico de crianças e jovens está diretamente relacionado a uma união: hormônios, energia acumulada, falta de rotina, sono insuficiente, falta de atenção ou ainda pouca estimulação cognitiva.
A EstimulAção oferece as oficinas Ação Kids e Ação Teen para incentivar, desenvolver e aprimorar o foco, a concentração, o autocontrole, a criatividade, o planejamento e o raciocínio lógico dos seus filhos.
Ginástica para o cérebro em adultos e idosos? Com certeza!
Com o passar dos anos, assim como nosso corpo, nosso cérebro também vai cansando, se tornando lento e exigindo muito mais energia para realizar tarefas que antes eram simples. Isso acontece porque nem sempre temos conhecimento de que existem exercícios para o cérebro, quanto mais a relevância deles para a nossa saúde. No entanto, como um corpo bem treinado, é possível manter o cérebro funcionando a todo o vapor mesmo até a terceira (melhor) idade. Por isso, a ginástica para o cérebro é sempre uma opção excelente para manter a saúde física e mental em dia.
A EstimulAção oferece a oficina Ação Sênior justamente para proporcionar aos adultos e idosos a estimulação cognitiva certa para promover o raciocínio lógico, incentivar a independência e melhorar a memória, prevenindo males como o Alzheimer.
Transtornos psicológicos: o que as habilidades cognitivas têm a ver?
Dependendo do transtorno, muita coisa. Normalmente, pessoas com transtornos como dislexia, disgrafia, TDAH, etc. têm algumas de suas habilidades cognitivas reduzidas e, para isso, é necessário treiná-las. Exercícios para o cérebro são uma opção excelente para auxiliar tratamentos e desenvolver e aprimorar habilidades cognitivas importantes do indivíduo. No entanto, tudo isso deve ser precedido de uma avaliação neuropsicopedagógica para que as necessidades do aluno (criança, jovem ou, às vezes, adulto) sejam corretamente atendidas.
Então agora você sabe que da mesma forma que exercita o seu corpo, pode exercitar o seu cérebro. Cuidando dele, você também estará investindo em uma vida mais ativa, longa e saudável.
Pingback: Síndrome pós-Covid: estudo revela que a doença pode comprometer funções cognitivas - Estimulação Neuroeducação