Os nove tipos de inteligência

Conheça os nove tipos de inteligência e descubra qual deles tem mais a ver com você

Muitas pessoas se preocupam, ao se deparar com algum novo desafio, como aprender a tocar um instrumento, aventurar-se em uma nova língua ou resolver problemas de lógica, se são inteligentes ou não. “Não entendo desse assunto. Será que sou burro?” e “Tenho dificuldade para aprender tal coisa” são alguns dos tipos de frases que falamos ou ouvimos ao menos uma vez em nossas vidas. 

Então estamos aqui para dizer que ser bom ou não em uma determinada habilidade não define o seu nível de inteligência. Isso porque existem vários tipos de inteligência, o que quer dizer, basicamente, que algumas pessoas tendem a ser boas ou a ter facilidade de aprender uma atividade com mais rapidez do que outras. Nesse blog post, falaremos mais sobre os nove tipos de inteligência que regem as nossas habilidades cognitivas.

Os nove tipos de inteligência

No total, existem nove tipos de inteligência: o musical, o linguístico, o lógico-matemático, o intrapessoal, o existencial, o interpessoal, o espacial, o corporal-cinestésico e o naturalista. 

O tipo de inteligência musical refere-se à facilidade de tocar instrumentos musicais, atuar e compor músicas, enquanto o tipo de inteligência linguística está relacionada às habilidades de escrita, leitura e de aprendizado de idiomas, assim como a inteligência lógico-matemática abrange habilidades aplicadas ao raciocínio lógico e à matemática. O tipo de inteligência espacial está ligado à capacidade de lidar com a visão de várias perspectivas e normalmente é aquele dominado por artistas plásticos, designers, engenheiros, arquitetos, entre outros. 

A inteligência intrapessoal é aquela que se direciona à capacidade da pessoa de entender a si mesma, de se autoconhecer. Muitas vezes, ela está relacionada ao tipo de inteligência interpessoal, que é aquele voltado ao relacionamento e à comunicação, e ao tipo de inteligência existencial, que está ligado à capacidade de refletir sobre a própria existência.  

Por outro lado, as inteligências corporal e naturalista se referem não ao interior individual, mas ao exterior: a primeira normalmente é ligada à habilidade cognitivas motoras, como dança e ginásticas, e a segunda à compreensão da natureza e dos processos que a envolvem. 

Lembre-se: ninguém é bom em tudo!

Antes de se julgar incapaz de aprender ou realizar alguma tarefa, tenha em mente que nem todo mundo é igual e que não existe nenhuma pessoa perfeita, que saiba de tudo. Cada um tem qualidades e defeitos, assim como facilidade para desenvolver raciocínio lógico, melhorar a memória, ter foco, tocar instrumentos musicais, aprender outros idiomas ou até mesmo fazer um planejamento mental e controlar a ansiedade em um momento difícil. Sim, ter a famosa “cabeça fria” também faz parte de um tipo de inteligência, que pode ser desenvolvido com a estimulação cognitiva apropriada. 

Então mantenha sempre em mente que ninguém sabe tudo ou é bom em tudo, mas que é possível desenvolver e melhorar habilidades por meio da estimulação cognitiva e, assim, usar todo o potencial do seu cérebro necessário para realizar ou aprender tudo o que você quiser fazer.

Desenvolva suas habilidades cognitivas

Ter aptidão em um ou mais tipos de inteligência não lhe impede de melhorar e desenvolver os outros. Na verdade, é recomendado exercitar sempre suas habilidades cognitivas para que você possa aproveitar todo o potencial do seu cérebro ao longo da vida e desfrutar também de um envelhecimento ativo e saudável mais tarde. 

Por isso, nunca deixe de praticar a estimulação cognitiva e a se desafiar frequentemente a aprender e melhorar suas habilidades sensoriais. Nosso cérebro precisa de exercício para funcionar melhor, assim como nosso corpo precisa se movimentar para se manter saudável. Nós, da EstimulAção, sabemos bem disso e preparamos cursos especiais para ajudar jovens, adultos e idosos a estimular sua cognição e, assim, facilitar o desenvolvimento de diferentes tipos de inteligência. Conheça mais sobre o nosso trabalho aqui.

2 comentários em “Os nove tipos de inteligência”

  1. Muito bom essa orientação e estímulo para que cada um possa conhecer a si mesmo. Com a Pandemia veio também o autoconhecimento e a necessidade de trabalhar a ansiedade e outras competência que estavam adormecida. Como cozinhar, pintar organizar e planejar em casa.

    Muito obrigada Marina, estou lendo bastante sobre as 9 habilidades e buscando aprender um instrumento musical e um novo idioma.
    Bora estimular o cérebro.
    Carinhosamente, Océlia Cunha

    1. Equipe EstimulAção

      Olá, Océlia!
      Agradecemos muito o seu comentário. Ficamos felizes em saber que você gostou e que o conteúdo te ajudou de alguma forma! Sim, o autoconhecimento é uma ferramenta fortíssima para nos desenvolvermos, principalmente neste momento difícil de pandemia. Continue sempre se estimulando e se desafiando para manter a saúde em dia!
      Equipe EstimulAção

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?