Como o pensamento positivo pode afetar o nosso cérebro

Entenda os benefícios do pensamento positivo para o cérebro

Muitas vezes, nos encontramos em situações em que pensar positivo parece impossível. No entanto, são esses cenários  que fortalecem o grau de intensidade da positividade que promovemos em nossa mente. Muitos chamam esse ato de “ver o lado bom” ou “enxergar o copo meio cheio, não meio vazio”, entretanto, você sabia que pensar positivo não se trata apenas de focar na parte boa de uma situação? Mas, sim, entendê-la por completo e optar pelo seu bem-estar mental, incentivando a positividade e a resolução de qualquer que seja a situação conflituosa. Quer saber como promover esse pensamento e os variados benefícios que ele traz para a nossa vida? Continue lendo!

O poder do pensamento positivo

Você sabia que o pensamento positivo é capaz de mudar completamente a sua vida para melhor? Estudos apontam que pessoas saudáveis e felizes tendem a pensar sobre o que desejam e como conquistar os seus objetivos com mais frequência, aumentando a produtividade e promovendo seu bem-estar. Além disso, as pessoas felizes têm um hábito em comum que lhes permite ter uma qualidade de vida melhor do que a maioria dos outros: o positivismo. 

A melhor parte é que pensar positivo não é um “dom” ou parte de uma “herança genética”, é apenas um hábito que pode ser aprendido e desenvolvido por qualquer um. Existem alguns exercícios que você pode fazer para desenvolver a positividade em sua vida, confira abaixo. 

Como estimular o seu cérebro a desenvolver a positividade

Pensar positivamente a todo momento é um grande desafio, pois o nosso cérebro não é projetado para criar felicidade espontaneamente. No entanto, é possível estimularmos os hormônios que promovem a sensação de bem-estar, começando com exercícios como praticar a gratidão, centralizando a sua atenção e fazendo o que ama. Assumir a responsabilidade sobre a sua vida, apesar de, muitas vezes, ser uma tarefa difícil, também é essencial para ter controle dos seus pensamentos, desenvolver sua inteligência emocional e proporcionar a positividade.

Além desses exercícios, você pode investir na estimulação cognitiva, um método que exercita e apresenta diversas vantagens para a nossa mente e o bem-estar. Continue lendo para entender as vantagens e como elas podem atuar em nosso cérebro.

Estimulação cognitiva e positividade

A estimulação cognitiva, além de promover o desenvolvimento da positividade por meio de exercícios mentais, traz vários benefícios, principalmente para os idosos.Neles, a estimulação cognitiva auxilia a superar ou conviver com os déficits cognitivos e as limitações emocionais, ambientais e sociais, proporcionando melhora na qualidade de vida e  melhor interação social. A terapia cognitiva em grupo pode ser uma ótima maneira do idoso desenvolver sensações de conforto, acolhimento e sentimentos como a alegria e prazer. 

Dessa forma, a estimulação cognitiva promove a positividade e o otimismo, colaborando para o bem-estar e a qualidade de vida dos mais velhos. 

Procure formas de bloquear a negatividade

Pensamentos negativos podem surgir devido a situações conflituosas ou até mesmo por conta de transtornos psicológicos. Existem algumas maneiras de combater a propagação desses sentimentos, uma delas é a estimulação cognitiva. Ela, além de oferecer vários benefícios para o cérebro, também atua como um redutor dos transtornos que bloqueiam pensamentos positivos, como depressão e ansiedade. Portanto, a estimulação cognitiva pode ser um ótimo aliado tanto para jovens,adultos e idosos na busca pelo positivismo.

A EstimulAção possui diversos programas de estimulação cognitiva para todas as idades, você pode conferi-los aqui!

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?