Conheça a ginástica cerebral e aprenda a potencializar seus resultados

Entenda o que é a ginástica cerebral e seus benefícios para a sua saúde mental e física

Fortemente atrelada à estimulação cognitiva, a ginástica cerebral é abordada por diversos profissionais da área da neurociência e atua como um estímulo que incentiva o exercício de variadas áreas do cérebro. Ela apresenta consideráveis benefícios para jovens adultos e idosos. Se seu objetivo é obter um melhor desempenho no ambiente profissional ou escolar, encontrar um tratamento seguro e interativo para um idoso com algum transtorno mental ou até mesmo cuidar de sua própria saúde mental para desenvolver uma melhor qualidade de vida, a ginástica cerebral pode ser o melhor caminho. Continue lendo e descubra como a ginástica cerebral funciona, suas vantagens e alguns exercícios que você pode fazer em casa!

O que é a ginástica cerebral

Podemos dizer que a ginástica cerebral é uma das ferramentas da estimulação cognitiva que tem como objetivo exercitar o cérebro, retardar o avanço de doenças mentais, proteger a saúde mental e promover a saúde e o bem-estar. A ginástica cerebral é baseada na neurociência e tem como conceito principal a neuroplasticidade cerebral. 

Assim como a ginástica física que estimula os músculos, a ginástica cerebral também trabalha com estímulos. No entanto, ao invés de estimular os músculos corporais, a ginástica cerebral estimula os neurônios, trabalhando as variadas habilidades e as diversas áreas do cérebro. Seu objetivo varia entre o favorecimento da memorização, da criatividade até o estímulo de um melhor aprendizado e obtenção de melhores resultados em ambiente escolar ou profissional.

Vantagens da ginástica cerebral

A ginástica cerebral promove diversos benefícios para a saúde mental, que contribuem para a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida. Além de trabalhar com a capacidade do cérebro de se modificar conforme os estímulos que ele recebe, a ginástica cerebral prepara o órgão para o recebimento de estímulos externos, sejam eles negativos ou positivos, ajudando-o no domínio de seus próprios sentimentos e emoções. Ou seja,  a ginástica cerebral ajuda o cérebro humano a se adequar de acordo com os estímulos, podendo melhorar seu desempenho nas suas atividades. Além disso, a ginástica cerebral também contribui na melhora da memória, desenvolve a criatividade, a autoestima, a coordenação motora e a forma como suas atividades cerebrais lidam com as emoções e agem diante dos problemas.

A relação entre ginástica cerebral, estimulação cognitiva e arte 

Músicas, livros, pinturas e arte, de um modo geral, desde sempre evocam emoção e sentimento de seus apreciadores. Portanto, podemos considerá-los como estímulos externos que despertam reações cerebrais. Quando unimos a estimulação cognitiva com a arte e as trabalhamos por meio da ginástica cerebral, podemos atingir resultados positivos incríveis. Ao inserirmos a arte no tratamento tanto de jovens quanto adolescentes, além de estarmos praticando exercícios cerebrais, estamos também contribuindo para a formação ética e intelectual, desenvolvendo a percepção estética dos pacientes e provocando estímulos que geram interação com memórias. A arte por si só já incentiva o desenvolvimento cognitivo, o que exercita as redes neuronais e suas ativações. Uni-la à ginástica cerebral nos traz ainda melhores resultados.

Você pode exercitar o cérebro em casa!

A ginástica para o cérebro oferece diversas oportunidades para você melhorar todas as funções do cérebro, promovendo uma vida mais saudável. Portanto, falaremos sobre alguns exercícios que você pode realizar em casa! Ler jornais, revistas e livros é um ótimo método para exercitar o cérebro, pois essa ação faz o órgão se concentrar nas palavras, adquirindo conhecimento e aumentando seu vocabulário. Jogos de tabuleiro também são ótimos exercícios, pois estimulam o raciocínio lógico. Escrever ou praticar qualquer ação com mão não dominante pode ser um desafio divertido, que exercita seu cérebro. Escolher o que vestir sem olhar para as peças, além de ser um exercício cerebral, pode te surpreender com um look completamente novo! Aliás, você também pode mudar a localização dos objetos pessoais para incentivar seu cérebro a procurar e pensar onde eles se encontram

Viu? Existem diversos exercícios que você pode realizar em casa para estimular seu cérebro e promover uma melhor qualidade de vida. Gostaria de saber mais sobre ginástica cerebral e estimulação cognitiva? Entre em contato conosco!

1 comentário em “Conheça a ginástica cerebral e aprenda a potencializar seus resultados”

  1. Pingback: Descubra como desenvolver a sua inteligência emocional

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?