Alguns cuidados essenciais para manter seu cérebro funcionando bem durante toda a sua vida
Precisamos falar sobre importância da prevenção para postergar doenças neurodegenerativas, bem como o declínio cognitivo, proveniente do envelhecimento normal. O assunto é atual, preocupante e podemos dizer até alarmante, pois ainda há uma desinformação significativa sobre as particularidades e desafios do envelhecimento populacional de uma forma geral, trazendo à tona uma reflexão importante para a população.
Então aqui responderei como identificar o surgimento de uma doença neurodegenerativa, quando procurar ajuda e o que fazer para se prevenir.
Doenças neurodegenerativas: quando procurar ajuda?
Convivemos com idosos diariamente, mas será que estamos atentos à perda de memória, ao recolhimento social, a sua fluência verbal, a confusão mental? Qual o momento de procurar ajuda?
As doenças neurodegenerativas são processos degenerativos progressivos que vão se tornando mais graves com o passar dos anos. Os doentes podem, por exemplo, ter problemas motores, dificuldades respiratórias, problemas cognitivos gerais e relacionados com a gradual perda de memória. O essencial é não deixar esses pequenos indícios passarem em branco ou despercebidos.
Estimulação cognitiva é a saída
A boa notícia é que o cérebro possui grande capacidade de se modificar ao longo da vida, e o nome dessa capacidade de se remodelar se chama neuroplasticidade.
Quando falamos em estimulação cognitiva para prevenir e postergar doenças neurodegenerativas, estamos falando dessa capacidade cerebral, que pode ser ativada por meio das atividades propostas no curso de estimulação cognitiva, proporcionando o aumento do desempenho em diferentes domínios.
Ainda nos deparamos, hoje em dia, com diagnósticos tardios, quando o doente já perdeu mais de 50% dos seus neurônios. O paciente vai ao médico e, quando o diagnóstico é dado, a doença já está muito avançada e as opções de tratamento são de pouca eficácia.
Então, que tal começar a cuidar do seu cérebro agora? Vamos ver alguns cuidados essenciais para prevenir as doenças degenerativas.
Cuidados essenciais para cuidar do seu cérebro
1- Alimentação saudável
Uma dieta saudável, rica em legumes, cereais integrais, peixes e consumo reduzido de carne vermelha contribui para um cérebro mais saudável. Deve-se evitar alimentos processados, especialmente os ricos em carboidratos, como açúcar e farinha branca. Falando nisso, o consumo de água é importantíssimo, afinal, o cérebro é feito majoritariamente de água.
2- Atividade física regular
A prática de atividade física regular pode diminuir pela metade o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas. Recomenda-se cerca de 150 minutos semanais de atividade física, ou seja, duas horas e meia. É pouco para se ter uma boa qualidade de vida em troca, não é mesmo?
3- Estimulação cognitiva
Manter o cérebro ativo, executando atividades que utilizam múltiplas tarefas ou requerem interação e organização, diminui o risco de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas. A sugestão é sempre aprender algo novo, tirar o cérebro da zona de conforto. Exercitar a memória, resolver desafios raciocínio lógico e estratégia para ativar os neurônios.
Se você quiser saber mais sobre estimulação cognitiva, você pode clicar aqui e conhecer mais sobre os cursos da EstimulAção.