A escolaridade é um fator de proteção para o cérebro?

Proteja seu cérebro contra a demência, uma das doenças neurodegenerativas que mais assustam as pessoas atualmente. 

Estudar traz inúmeros benefícios para o nosso futuro, como uma carreira profissional mais estabilizada e boas oportunidades no mercado de trabalho, mas após a divulgação de um estudo realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, podemos afirmar que escolaridade é um fator de proteção para o cérebro! De acordo com o estudo, quanto mais idoso e menor a escolaridade, maior o risco de demência.

Ou seja, quanto maior a escolaridade, mais o cérebro pode estar protegido contra a demência, uma das doenças neurodegenerativas que mais assustam as pessoas atualmente.

Para a realização do estudo, mais de mil pessoas foram acompanhadas durante cinco anos. Os grupos selecionados foram: indivíduos sem educação formal, pessoas com 1 a 4 anos de escolaridade e aqueles com 5 anos ou mais de escolaridade. Outro fator que foi observado foi o tipo de atividade desempenhada ao longo da vida, como médico, professor, gerente, lojista, motorista, segurança, trabalhador agrícola, empregada doméstica e jardineiro.

Pessoas com escolaridade entre 1 e 4 anos tiveram índices de comprometimento cognitivo mais baixos do que aqueles sem educação nenhuma.

A importância do aprendizado contínuo

Uma atividade estimulante pode produzir e desenvolver mais a sua reserva cognitiva, ainda que você não queira, ou não possa, voltar para uma cadeira escolar. Isso significa que práticas como ler mais, estudar assuntos variados, como conhecimentos gerais, aprender algo novo, como um idioma ou um instrumento musical, vão contribuir para a sua reserva cognitiva.

O estudo que mencionamos acima só evidencia a importância do aprendizado contínuo, pois as atividades estimulantes podem postergar as doenças neurodegenerativas.

Estimulação cognitiva: sua melhor aliada

Com base em todos os estudos já realizados, concluímos que para evitar doenças neurodegenerativas, a estimulação cognitiva será sempre nossa melhor aliada.

Para deixar as habilidades cognitivas em dia e contribuir para um estilo de vida ativo, potencializando essas habilidades, nós temos desenvolvido projetos que contribuam para que a terceira idade fique cada dia mais ativa e conectada do que nunca!

Por isso, invista em atividades que estimulem seu cérebro, mantendo-o bem conectado e saudável. Para saber mais sobre o assunto, acompanhe nossas atividades no Instagram, onde compartilhamos conteúdos relacionados à qualidade de vida e atividades direcionadas que podem postergar o aparecimento de doenças neurodegenerativas.

× Como posso te ajudar?