Geração Prateada

Como as tecnologias e a estimulação cognitiva contribuem para o fortalecimento da geração prateada, composta por pessoas 60+

Este grupo está longe de se identificar como velhos, sêniores, idosos ou da terceira idade. A geração prateada é composta por homens e mulheres maduros com mais de 60 anos que ainda têm muita coisa para realizar.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos no país deve dobrar até 2042. Hoje, como temos mais avós do que netos, já existem mais pessoas acima de 60 anos do que crianças com até 09 anos. A expectativa é que, em 2030, teremos mais idosos do que pessoas com até 14 anos.

A geração prateada tem um estilo de vida e hábitos de consumo que eram, há três décadas, associados aos jovens:

  • usam a internet para realizar compras;
  •  se relacionam por meio de aplicativos;
  •  são ativistas de causas modernas;
  •  buscam aprimoramento intelectual e profissional;
  •  viajam e se movimentam pelas cidades;
  • estão atentos às tecnologias.

Superando o medo de envelhecer

Nós já sabemos que o medo de envelhecer ditou, durante muito tempo, a relação das pessoas com o processo inevitável da vida. A geração prateada tem se levantado e questionado esse modelo estético, fazendo com que grandes marcas inovem em produtos que mostrem o envelhecimento saudável, real e possível.

O processo natural de envelhecimento é encarado pela geração prateada com uma amostra da qualidade de vida e, claro, com uma longevidade em seus múltiplos fatores e alcances.

O time de neuropsicopedagogos da EstimulAção encara esse posicionamento da geração prateada como algo que abrange muito mais do que padrões estéticos e a produtividade em ambientes de trabalho. Para nós, o diferencial dessa geração está na estimulação cognitiva em abundância, proporcionada pela internet e pela modernidade, o que não era visto na geração anterior.

A estimulação cognitiva no mundo digital da geração prateada

Nós temos observado que a geração prateada tem passado cada vez mais tempo conectada à internet. Além das facilidades inerentes ao trabalho, compras e entretenimento, as redes sociais também proporcionam a afetividade por meio de reencontros com antigos amigos, familiares e grupos de interesses comuns.

De acordo com o IBGE, ao menos um em cada quatro brasileiros acima de 60 anos está on-line e acessando as redes sociais por meio de seus smartphones. Por isso, a exposição à estimulação cognitiva é alta, o que torna a qualidade de vida da geração prateada muito mais saudável.

Habilidades cognitivas superatualizadas

Para deixar as habilidades cognitivas em dia e contribuir para um estilo de vida ativo, potencializando essas habilidades, a EstimulAção tem desenvolvido projetos que contribuam para que a nossa geração prateada fique cada dia mais ativa e conectada do que nunca!

Oferecemos o curso Ação Sênior, que cuida da memória e da estimulação cognitiva para adultos e idosos por meio de oficinas direcionadas. As ginásticas para o cérebro são fundamentais para exercitar a memória, uma das funções que mais orientam o ser humano na sua vida cotidiana.

As atividades que estimulam as conexões neuronais mantêm o cérebro bem conectado e saudável, garantindo um desempenho efetivo da memória e do pensamento. A oficina da memória e estimulação cognitiva propicia qualidade de vida à medida que posterga o aparecimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Faça parte de nosso grupo no Telegram e fique por dentro dos cursos e oficinas oferecidos pela Escola de EstimulAção.

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?