Janeiro Branco: relacionando a saúde mental à estimulação cognitiva

Entenda como a estimulação cognitiva pode contribuir para o fortalecimento da saúde mental e do bem-estar

O ano de 2021 começou e, com ele, chegam as reflexões sobre o ano de 2020, um ano turbulento, cheio de dúvidas e incertezas. Junto das reflexões, vem o planejamento, as metas e os novos objetivos para o ano que acaba de se iniciar. Nesse momento de reflexão e de organização, não podemos esquecer de nos atentar a algo importantíssimo para a nossa saúde e o nosso bem-estar: a saúde mental e emocional. 

Você conhece a campanha Janeiro Branco? A campanha ressalta a importância da saúde mental e promove  os cuidados que devemos tomar não só nesse momento do ano, mas também durante o resto dele. Entenda a importância dessa campanha para a cultura do cuidado com a saúde mental e como a estimulação cognitiva pode contribuir para o fortalecimento da sua saúde mental e emocional agora e nos anos que estão por vir.

O que é a campanhaJaneiro Branco? 

A campanha Janeiro Branco nasceu em 2014, idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão. A campanha tem como objetivo principal chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas. O mês de janeiro foi escolhido para representar a campanha porque é o primeiro mês do ano, momento em que as pessoas estão mais reflexivas sobre suas vidas,  relações sociais e saúde. O início do ano também é marcado pelo planejamento de metas e de objetivos para o ano. Portanto, é um excelente momento para mudar hábitos e desenvolver novas habilidades ― quem sabe uma habilidade cognitiva?

A importância da campanhaJaneiro Branco

Nós, como seres humanos, estamos sempre em busca de uma vida mais saudável. No entanto, esse estado tanto físico quanto emocional vai muito além apenas do controle de nossos corpos ou de nosso cérebro. Nossa saúde emocional requer uma atenção especial e um olhar mais cuidadoso. Nos expressar e refletir sobre nossos sentimentos nos ajudam a entender como funciona nossa saúde mental e emocional. Quanto mais falamos sobre nossos sentimentos, mais conscientes ficamos a respeito de nossas inseguranças, vazios e forças. 

Por isso, surgiu a campanha Janeiro Branco, que exerce a função de reforçar a importância do autoconhecimento e conscientizar e promover a cultura do autocuidado com a saúde mental e emocional. 

A contribuição da estimulação cognitiva para a saúde mental

A contribuição da estimulação cognitiva vai muito além de um cérebro mais ágil. Ela proporciona uma diversidade de benefícios, indo do aumento da capacidade de raciocínio lógico, passando por uma melhora da memória e controle de ansiedade, até o incentivo de um envelhecimento ativo e saudável.  

É importante ainda mencionar a ajuda que a estimulação cognitiva proporciona a pessoas com transtornos como dislexia, disgrafia ou TDAH, que costumam receber pouco estímulo em determinadas habilidades cognitivas. Esses transtornos podem gerar consequências no indivíduo e desencadear uma série de inseguranças que afetam o equilíbrio da saúde mental. 

Portanto, desenvolver e aprimorar habilidades cognitivas é importante, porque, além de exercitar o cérebro e prevenir uma série de  doenças acarretadas pela idade, como o Alzheimer,  também contribui para a estabilização de uma boa saúde mental e emocional. 

Proteja e fortaleça sua saúde mental

Exercícios para o cérebro são uma opção excelente para ocupar a mente, auxiliar tratamentos psicológicos e garantir um envelhecimento ativo e mais saudável, pois, quando exercitamos nossa mente, fortalecemos nossa saúde mental e emocional, o que nos prepara para encarar as adversidades da vida, lidar com problemas de forma mais lógica, calma e leve. 

Quando unimos a estimulação cognitiva a uma rotina saudável, a uma boa alimentação e a exercícios físicos regulares, mantemos nosso corpo e mente saudáveis. A EstimulAção oferece diversos cursos que podem te ajudar a equilibrar saúde mental e física, contribuindo com os ideais da campanha Janeiro Branco. Clique aqui e conheça mais da nossa escola. Lembre-se: quem cuida da mente, cuida da vida!

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?